Gestão de pessoas

Rotatividade nas empresas é a mais baixa dos últimos 5 anos

Será lançado no dia 21 (quarta-feira), às 07h30 no Hotel Bourbon, o “7° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos”, estudo produzido pela Bachmann & Associados Ltda., empresa especializada em indicadores de desempenho e benchmarking, com a ABRH-PR.

A pesquisa, patrocinada pela Klabin do Paraná,  traz uma análise da gestão de pessoas no Paraná, baseada nos dados de 2014, com a participação de 218 organizações, e uma amostra com cerca de 200 mil colaboradores. Esta edição do Benchmarking avaliou 12 indicadores, como Absenteísmo, Rotatividade e Grau de Terceirização.

Segundo Dórian Bachmann, diretor da Bachmann & Associados, a maioria das métricas mostrou melhoria em relação a 2013. “Houve melhoria do desempenho e alguma adaptação a um ambiente de negócios mais difícil. Também ocorreu uma saudável redução no número de horas extras pagas e pequena melhoria na taxa de acidentes. Provavelmente como reflexo do momento vivido pelas empresas, também diminuíram a quantidade de terceirizados e o tempo dispendido em treinamento”, explica.
Seguem as principais conclusões:

– A Rotatividade média anual das organizações da amostra foi de 38,4%. O valor mais baixo dos últimos 5 anos. O comércio, especialmente influenciado pelo segmento varejista, apresentou rotatividade mais elevada que os demais setores.

– Quase dois terços das empresas da amostra apresentaram retenção inferior a 90% nos primeiros 90 dias da contratação. A perda de colaboradores por iniciativa dos empregados foi mais frequente nos setores de comércio e de serviços.

– As empresas perderam, em média, 2,2% do tempo dos empregados devido às ausências. Apenas o absenteísmo médico provocou uma perda de 1,0% do tempo.

– As horas extras pagas corresponderam, em média, a 2,9% das horas trabalhadas, refletindo melhor gestão ou menor demanda do mercado.

– Nas organizações da amostra, em média 39,7% dos empregados receberam algum tipo de remuneração variável, mas 28% das organizações ainda não adotam qualquer forma de remuneração variável ou por resultado.

– O maior percentual de empregados sem o Ensino Fundamental estava nos segmentos da construção pesada e de logística. Mas, em média, 10,2% dos empregados são pós-graduados.

– No geral, as organizações investiram 1,2% do tempo de seus empregados em treinamentos (aproximadamente 32 horas por empregado no ano).

– A Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (TFCA) média de todas as empresas da amostra ficou em 8,01 acidentados por milhão de horas trabalhadas. A meta de “acidente zero” foi alcançada por 61 (28%) das organizações.

Serviço – Lançamento do 7° Benchmarking Paranaense de Recursos Humanos
Data: 21/10 (quarta-feira)
Horário: 07h30 às 10h
Local: Hotel Bourbon – Cândido Lopes, 102
Inscrições e informações: abrh-pr@abrh-pr.org.br ou (41) 3262-4317

Voltar ao topo