País precisa fazer o máximo para manter grau de investimento, diz Robert Kapito

O presidente da BlackRock, Robert Kapito, disse nesta sexta-feira, 28 que o Brasil precisa fazer o máximo para não perder o seu grau de investimento. “Eu quero muito ser otimista em relação ao Brasil, é um País grande, há investidores globais no mundo que querem correr o risco no Brasil, mas os clientes que tenho não se lembram de quanto ganham, mas quando perdem, por isso é muito importante que a gente proteja nossos investimentos”, disse.

A declaração foi feita no 7º Congresso Internacional de Mercado Financeiro e de Capitais, que ocorre em Campos do Jordão (SP). A BlackRock possui US$ 4,6 trilhões em ativos sob gestão.

Kapito disse ainda que mesmo que seja otimista em relação à economia brasileira, o capital que possui sob gestão são aplicados de acordo com diretrizes e por isso a perda do grau de investimento pelo Brasil representaria um fluxo negativo de capital do Brasil.

“O Brasil precisa concentrar na qualidade do seu crédito e fazer o máximo para não perder o seu rating, porque queremos promover o Brasil como um ótimo local para se investir”, disse. Segundo ele um downgrade do rating dá um sinal de falta de confiança, o que por si só já traz efeitos negativos.

Outro ponto que é preciso ser lembrado é o fato de que o investidor faz uma análise comparativa na hora de alocar seu capital e que, nesse sentido, é precisa fazer uma análise de risco versus retorno em relação a outros mercados emergentes. “É importante investir no Brasil, mas há uma certa relativização”, disse.

Ele lembra que uma eventual mudança desses ratings levaria a uma mudança, também, dos ratings das companhias brasileiras, que passariam a ter que pagar mais caro na hora de buscarem seus refinanciamentos.

Voltar ao topo