BC da Tailândia anuncia novo relaxamento de controles de capital

O Banco Central da Tailândia anunciou hoje uma nova medida de relaxamento de seus controles de capital, numa decisão que pode estimular as exportações do país por meio do enfraquecimento adicional do baht tailandês.

A vice-presidente do BC tailandês Pongpen Ruengvirayudh anunciou que os investidores locais poderão, a partir de 2016, investir até US$ 5 milhões anualmente em títulos ou derivativos externos por conta própria, sem usar corretora ou instituições financeiras como intermediárias, depois de notificarem o BC e concordarem em fornecer atualizações sobre seus investimentos a cada mês.

A data exata para a medida entrar em vigor ainda será definida.

O anúncio veio após o baht perder cerca de 8% de seu valor frente ao dólar desde o começo do ano, atingindo o menor nível em mais de seis anos.

As divisas asiáticas e de países emergentes estão pressionadas desde que o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) anunciou a desvalorização do yuan, em meados deste mês.

No final de abril, o BC tailandês já havia flexibilizado um pouco os controles de capital, ao permitir que os tailandeses aumentem seus depósitos em moeda estrangeira e invistam mais em propriedades no exterior.

Pongpen também sugeriu que o BC da Tailândia não deverá relaxar mais sua política monetária no futuro próximo. Em suas duas últimos reuniões, a instituição manteve a taxa básica de juros inalterada em 1,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo