Governo britânico vende 5,4% da participação no banco RBS

O governo do Reino Unido anunciou nesta terça-feira a venda de 5,4% na participação do Royal Bank of Scotland (RBS) por 2,08 bilhões de libras esterlinas (US$ 3,24 bilhões), dando início ao tão esperado processo de privatização do setor bancário.

A UK Financial Investments, organismo que gere as participações bancárias do governo, disse que tinha vendido as ações por 330 pences por ação, o que representa um desconto de 2,25% para a cotação no banco na segunda-feira.

A demanda foi de 2,4 vezes a oferta, com a maioria dos compradores sendo investidores de curto prazo, de acordo com uma pessoa familiarizada com as negociações.

Após a venda, a participação do Tesouro britânico no RBS, que inclui ações ordinárias e ações tipo B, foi reduzida para 72,9%. O departamento anunciou ainda que não venderá papéis do banco nos próximos 90 dias.

O presidente-executivo do banco, Ross McEwan, saudou a venda de ações, que foram adquiridas pelo governo quando fez o resgate da instituição, em 2008. “É um momento importante e reflete o progresso que estamos fazendo para transformarmos o RBS em um banco mais simples e mais forte. Há mais trabalho a ser feito, mas estamos determinados a construir um banco que o país pode se orgulhar”, disse.

O premiê britânico, George Osborne, também comemorou a venda de ações. “Eu não era chanceler quando tivemos de socorrer o RBS, mas me orgulho de ser o chanceler agora responsável por fazer a coisa certa para a economia britânica”, afirmou.

Há pouco, as ações do RBS, negociadas na Bolsa de Londres, caíam 0,33%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo