Produção de alimentos cresce em junho puxada pelo setor de aves, diz IBGE

O maior consumo de carne de aves impulsionou a produção de alimentos, que avançou 3,0% em junho ante maio, na avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta terça-feira, 4, o resultado da produção industrial relativo ao mês de junho. O aumento de preços das carnes bovinas proporcionou um “deslocamento do consumo”, ou seja, as famílias estão buscando uma alternativa mais barata de consumo.

“Muito desse crescimento do setor de alimentos tem a ver com complexo de carnes, mais especificamente setor de aves, que vem mostrando impulso maior. Pode ter relação com próprio aumento do preço da carne bovina, que pode provocar deslocamento de consumo. Exportações também vêm mostrando incremento importante”, explicou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Apesar disso, o gerente notou que o movimento não significa trajetória diferente do restante da indústria. “O setor não elimina perdas observadas em abril e maio. É um movimento recente, calcado em alguns segmentos”, disse. A mesma avaliação vale para o setor de bebidas, cuja produção cresceu 3,6% em junho ante maio, apontou Macedo.

Voltar ao topo