Fim do HSBC

Diretoria do Bradesco deve vir a Curitiba para conversar com prefeito

O encerramento das atividades do HSBC no Brasil tem impacto direto sobre Curitiba. Na capital, sua sede administrativa, o banco britânico emprega atualmente 7,1 mil pessoas, sem contar estagiários e terceirizados. O número é equivalente a todos os empregos gerados pela economia da cidade no ano passado, 7.106 vagas, segundo o Ministério do Trabalho.Em São Paulo, o prefeito Gustavo Fruet conversou com a diretoria do Bradesco, que deve vir a Curitiba ainda nesta semana para uma reunião. “Eles disseram que tem havido muita especulação e boataria. Por isso querem um diálogo aberto e devem tomar todo o cuidado com relação a diferentes temas, principalmente o emprego”, disse Fruet, que deve mobilizar entidades representativas afim de uma ação conjunta para reduzir o impacto da venda.

Segundo ele, em breve a prefeitura deve ter um diagnóstico detalhado sobre a presença do HSBC em Curitiba, incluindo o que representa em termos de emprego, receita, empresas agregadas e situação fiscal.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) também solicitou nesta segunda-feira (3) uma reunião junto à diretoria do Bradesco. “Aconteceu o que mais temíamos. Podemos esperar que o Banco Central faça alguma exigência com relação aos empregos, mas vamos negociar um compromisso por parte do comprador com relação a isso”, diz Elias Hennemann Jordão, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Desde o anúncio do HSBC em junho, o Sindicato dos Bancários de Curitiba articula reuniões junto ao Banco Centra (BC) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), solicitando uma análise do negócio do ponto de vista social, e não apenas mercadológico, além de garantir sua participação no processo enquanto parte interessada.
Greve

De acordo com o presidente do sindicato, com o anúncio da compra, a preocupação da categoria se estende dos cerca de 21 mil bancários do HSBC no país para os cerca de 80 mil bancários do Bradesco, já que não há posição clara sobre o que deve ser feito após a aquisição. “Se não houver garantia na negociação, devemos iniciar um processo de mobilização dos trabalhadores dos dois bancos para avançar e extrair um compromisso por parte do Bradesco”, diz.

Na segunda-feira, Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC pendurou faixas de protesto na fachada da sede e reuniu os bancários da sede do Palácio Avenida – que foi fechada – para discutir as próximas ações em defesa do emprego. “Em nenhum momento disseram o que aconteceria com os funcionários. A paralisação sempre foi a única maneira pela qual conseguimos discutir questões com o banco, vamos fazer o que for preciso, inclusive enfrentar o poderoso sistema financeiro, que sempre ditou as regras”, diz Cristiane Zacarias, coordenadora nacional da COE.
Receita

Em termos de arrecadação de tributos, a transferência para o Bradesco, que mantém sede administrativa em Osasco, região metropolitana da capital paulista, deve causar perda significa para Curitiba. No último ano, a operação do HSBC gerou receita da ordem de R$ 85 milhões. “As operações bancárias de pessoa física e jurídica continuam, mas perdemos com a operação da área de TI, responsável por cerca de 40% da receita, além de mais de R$ 10 milhões provenientes de empresas terceirizadas”, diz Gustavo Fruet.

Voltar ao topo