Tendências: BC dá claro sinal de que ciclo de alta dos juros acabou

A mudança no comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central dá um “claro sinal” de que a autoridade monetária pretende encerrar o ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic, na avaliação da economista e sócia da Tendências Consultoria Integrada, Alessandra Ribeiro. “O comunicado sinaliza que o BC vai sustentar a Selic neste patamar pelos próximos meses”, afirmou.

Há pouco, o BC elevou a Selic em 0,50 ponto porcentual, de 13,75% ao ano para 14,25% ao ano e no comunicado destacou que a “manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”. “A sinalização é que eles querem garantir essa convergência e ainda avaliam que é possível que a inflação ceda para o centro da meta de 4,5% no ano que vem”, avaliou. “A gente ainda não consegue ver esse cenário”, ponderou a economista.

Alessandra, que já projetava o aumento de 0,50 p.p para a reunião de hoje e trabalhava com uma alta de mais 0,25p.p na reunião de setembro, disse que provavelmente vai rever suas estimativas. “Com esse comunicado devemos mudar e esperar a manutenção dos 14,25% ao ano”, afirmou.

A economista comentou ainda a decisão de não-participação do diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Tony Volpon, na segunda etapa do encontro do Copom, e disse que a decisão foi “prudente”. “As declarações dele geraram uma confusão tremenda. Acho que foi uma posição prudente da instituição”, afirmou.

Volpon declarou recentemente que: “eu, pessoalmente, vou votar para o aumento dos juros até que nossa projeção esteja de uma maneira satisfatória aprontando para o centro da meta”.

Voltar ao topo