Se não explicar antecipação de voto, Volpon merece ser demitido, diz Eunício

A poucas horas do anúncio da reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou na tarde desta quarta-feira, 29, que o diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central (BC), Tony Volpon, merece ser demitido se não explicar o motivo de ter antecipado o voto na reunião do Comitê que termina hoje.

Ao Valor Econômico na segunda-feira (27) e a um grupo de investidores na semana passada, o diretor do BC sinalizou que votaria pela elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic.

“É um absurdo um cara (o diretor do BC) que vaza como vai votar antes da reunião do Copom”, disse Eunício, em entrevista por telefone dos Estados Unidos ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Dizendo falar com o “sentimento de leigo”, ele disse ter ficado em dúvida se essa nova postura de avisar o mercado sobre o que vai ocorrer é benéfica ou não para a instituição. Para o senador, contudo, essa posição pode influenciar as expectativas do mercado.

O líder do PMDB no Senado defendeu que Volpon seja ouvido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa para explicar o que motiva um diretor do BC a adotar tal postura. O Senado retoma os trabalhos na próxima semana.

“Ele tem que me convencer com uma boa justificativa, não quero dar palavras açodadas ou dizer que ele merece ser demitido”, disse Eunício. “Não sou eu que demitido diretor do BC, mas é ruim a posição dele”, considerou.

Voltar ao topo