Queda das ações na China lembra estouro da bolha da internet, diz estrategista

A forte queda da segunda-feira no mercado de ações da China lembra o padrão visto durante o chamado estouro da bolha das empresas .com, do setor de internet nos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (hora local) o estrategista-chefe da SMBC Nikko, Chotaro Morita.

Em uma base técnica, os avanços e quedas vistos na China são mais similares àqueles do índice Nasdaq, em 2000, que no caso da bolha no mercado de ações do Japão, no fim dos anos 1980, comparou ele.

Caso essa hipótese se confirme, as ações chinesas devem atingir um piso técnico no próximo mês, seguido por alguns meses de recuperação estável, antes de mais grandes quedas, disse ele. Enquanto as autoridades chinesas devem adotar mais passos para impedir mais declínios, “é possível que a queda no mercado de ações vá continuar”, o que pode resultar em uma recessão econômica na China, na avaliação de Morita.

Uma desaceleração ampla na economia chinesa elevará a probabilidade de uma recessão econômica global, ainda que essa seja uma questão mais provável para 2016 que para este ano, disse o estrategista. Após uma queda de 40% em um mês em 2000, o Nasdaq avançou moderadamente durante os quatro meses seguintes, antes de recuar novamente ao longo dos seis meses seguintes, para um nível 70% abaixo de seu pico. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo