BM&FBovespa quer que próximos IPOs de estatais estejam alinhados a programa

A diretora de Regulação de Emissores da BM&FBovespa, Flavia Mouta, disse que uma das pretensões da Bolsa brasileira é que as próximas ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) de empresas estatais estejam alinhadas ao programa de aperfeiçoamento da governança corporativa dessa classe de empresas, lançado pela Bolsa brasileira. Para a próxima janela de oportunidade, duas companhias com a presença do governo no capital social estão sendo esperadas, a do IRB e da Caixa Seguradora.

O programa tem como foco as companhias de capital misto, listadas ou não, mas Flavia informou que a Bolsa também poderá trabalhar conjuntamente com empresas estatais interessadas no programa. O presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, disse que a presença do governo, por meio do Ministério do Planejamento, da Fazenda e do BNDES também foi intensa. Além disso, Edemir salientou o foco da CVM no programa.

Flavia disse que no período de audiência restrita sobre o programa tanto investidores locais como os estrangeiros participaram.

O presidente da CVM, Leonardo Pereira, afirmou que governança é foco da autarquia é que existe total alinhamento entre a Bolsa e o regulador em relação ao programa de aperfeiçoamento de governança das estatais. “A governança é prioritária para nós. Há um total alinhamento”, disse.

Voltar ao topo