IBGE: mudança na tributação de bebidas serve de gancho para alta de preços

A mudança na tributação das bebidas frias serviu de gancho para que os produtores industriais também aumentassem os preços de seus produtos, afirmou nesta terça-feira, 30, Alexandre Brandão, gerente do Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a inflação do setor na porta de fábrica avançou 1,84% em maio, adicionando 0,06 ponto porcentual à alta de 0,15% no IPP no período.

“O setor de bebidas está tendo uma modificação tributária. Isso não vem para o IPP, que é isento de impostos. Mas associações dizem que algumas empresas aumentam os preços antes mesmo de impostos, impacto que recairá provavelmente sobre o consumidor”, explicou Brandão. “Mas a bebida tem também um efeito câmbio, que é importante, porque muitas matérias-primas, principalmente da cerveja, são importadas”, acrescentou.

Neste ano, porém, as bebidas tiveram um aumento de 0,95%, bastante tímido se comparado à média da indústria de transformação (2,65%). Por outro lado, a alta chega a 12,21% em 12 meses até maio, segundo o IBGE.

Voltar ao topo