Senado aprova acordos internacionais relacionados ao Brics

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 3, dois acordos internacionais relacionados ao Brics, bloco comercial composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Um deles institui um fundo de US$ 100 bilhões destinados a socorro financeiro, caso algum dos cinco países passe por uma crise. O outro cria um novo banco de desenvolvimento, que terá sede em Xangai, na China. Também hoje, um pouco mais cedo, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado havia aprovado a proposta de criação do Banco dos Brics.

Em dia de plenário esvaziado por causa do feriado de Corpus Christi, a votação foi simbólica, ou seja, sem votos nominais. Os dois acordos haviam sido firmados por autoridades dos países em reunião do bloco ocorrido em julho do ano passado, em Fortaleza, e aprovados pela Câmara no mês passado.

Segundo o relator das matérias, senador Delcídio Amaral (PT-MS), o Novo Banco de Desenvolvimento, ou Banco dos Brics, vai ter como objetivo financiar projetos principalmente de infraestrutura e logística em países do bloco e de outras economias emergentes.

Nesta quarta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), viaja à Rússia para participar do Fórum Parlamentar do Brics. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também participará do encontro.

Voltar ao topo