Grécia pretende chegar a acordo com credores até domingo, diz porta-voz

O porta-voz do governo da Grécia, Gabriel Sakellaridis, disse na manhã desta quinta-feira que o país pretende chegar a um acordo com os credores internacionais até domingo. “Nós estamos indo para as negociações com esse objetivo. As condições para um acordo estão maduras e nosso otimismo é baseado em fatos”, afirmou.

Há quatro meses os gregos negociam com os credores a implementação de reformas econômicas no país para obter uma nova ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos demais membros da zona do euro, no valor de 7,2 bilhões de euros. Sem esse dinheiro, a Grécia não conseguirá pagar a próxima parcela da dívida, de 300 milhões de euros, com vencimento em 5 de junho.

O otimismo do porta-voz vai de encontro ao que disse ontem o ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble. “Fico um pouco surpreso sempre que dizem em Atenas que nós estamos perto de um acordo”, afirmou. Ele e outras autoridades europeias têm dito que os progressos nas negociações são lentos.

Hoje, o porta-voz do governo grego declarou que espera que “suposições pessimistas não escondam intenções, além das estimativas”. Questionado sobre se o governo grego estaria sendo chantageado nas negociações, Sakellaridis afirmou que a Grécia “não recebe nem oferece chantagens”. O porta-voz disse ainda que “não há preocupações com o sistema bancário grego”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo