Governo ainda estuda participação do BNDES no programa de concessões,diz ministro

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, informou nesta quarta-feira, 27, que a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no programa de concessões ainda não foi definida. “A ideia é quanto mais se emitir debêntures de infraestrutura mais acesso será dado à linha de TJLP”, afirmou Barbosa se referindo a Taxa de Juros de Longo Prazo.

O dirigente do Planejamento disse ainda que os projetos de infraestrutura estão heterogêneos e que o governo está adaptando o princípio geral de usar o crédito direcionado para “alavancar e estimular o crédito livre”. Barbosa informou também que os percentuais para ferrovias, portos e aeroportos serão diferentes e serão anunciados junto com a nova rodada de concessões.

Segundo Barbosa, os projetos brownfield geram receita muito rápido e podem ser financiados “quase que integralmente por debêntures de infraestrutura. Já os greenfield demoram mais para gerar receita e precisam de um investimento maior inicialmente. “Esses projetos precisam de um financiamento durante 5 anos antes de gerar receita”, afirmou.

Voltar ao topo