RS e prefeitura de Porto Alegre formalizam acordo de cooperação com Airbus

Em reunião nesta quarta-feira, 27, em Paris, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, confirmaram o acordo de cooperação com a multinacional francesa Airbus. A empresa especializada em serviços aeroespaciais e de defesa planeja instalar em 2016 uma unidade de produção de equipamentos de videomonitoramento na capital gaúcha, com investimentos que, de acordo com o governo gaúcho, podem ultrapassar R$ 150 milhões.

O acordo vinha sendo costurado há algum tempo. No começo do mês, executivos do grupo francês estiveram no RS para acertar detalhes do projeto. Na ocasião, justificaram a escolha de Porto Alegre pela infraestrutura da cidade na área de processamento de dados e pela existência de dois parques tecnológicos de pesquisa – um na capital gaúcha e outro na região metropolitana. Nesta quarta-feira, a comitiva liderada por Sartori e Fortunati esteve na sede da Airbus na França para formalizar a cooperação – o contrato entre as partes deve ser assinado ainda neste ano.

Segundo o governo gaúcho, para formar uma base que garanta o funcionamento da unidade de produção, o grupo francês pretende se associar a universidades e empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul na montagem de um centro de desenvolvimento. Mais adiante, o plano de cooperação deverá abranger as 50 maiores cidades do Rio Grande do Sul, com possibilidade de se estender para todo o Estado.

“É um conceito novo de planejamento, com base na agregação, em que se juntam Estado, prefeitura, governo federal, universidades, parques tecnológicos e empresas locais”, afirmou Sartori, após o encontro na Airbus. O governador está desde segunda-feira na Europa em busca de novos investimentos para o RS – a viagem termina nesta quinta.

Voltar ao topo