Votorantim Corretora: média dos núcleos do IPCA-15 de maio desacelera para 0,64%

A taxa média dos núcleos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de maio perdeu força de alta na comparação com abril, de acordo com cálculos da Votorantim Corretora. Segundo a corretora, a média dos núcleos atingiu 0,64% em maio, após aumento de 0,90% em abril. O resultado veio maior que a mediana de 0,62% das previsões de 0,54% a 0,68% coletadas pelo AE Projeções.

A desaceleração acompanha o movimento do IPCA-15 deste mês, que ficou em 0,60%, após 1,07% em abril, como informado na manhã desta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na abertura dos núcleos, o IPCA-EX, foi o núcleo que apresentou o arrefecimento mais significativo, ao sair de 1,16% para 0,59% no quinto mês do ano. O número veio dentro do intervalo das expectativas do AE Projeções, de 0,56% a 0,66%, mas ficou menor que a mediana de 0,61%. Este núcleo exclui do cálculo geral os preços de alimentos com comportamentos mais voláteis e combustíveis.

O IPCA-DP, abreviação de Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Dupla Ponderação, ficou em 0,64% este mês, ficando maior que a mediana de 0,62%, que foi encontrada a partir das estimativas de 0,58% a 0,69%. Em abril, o IPCA-DP, que repondera os pesos de alguns itens, dando menor peso aos que apresentaram maior volatilidade em um período de 48 meses passados, tinha ficado em 0,81%, conforme a Votorantim.

O IPCA-MS, que é o tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, teve variação de 0,71% em maio, exatamente como mostrava a mediana (previsões de 0,46% a 0,75%). No quarto mês do ano, o IPCA-MS foi de 0,74%.

As medidas de núcleos do IPCA-15 são tradicionalmente calculadas pelas instituições do mercado financeiro logo que o IBGE divulga o indicador, uma vez que são acompanhadas de perto pelo Banco Central, que tem como um dos seus principais objetivos o cumprimento das metas de inflação. Os resultados encontrados podem variar ligeiramente de instituição para instituição, mas sempre indicam o caminho que os núcleos estão tomando, auxiliando o mercado e o próprio BC no monitoramento da inflação.

Índice de difusão

De acordo com a Votorantim Corretora, o indicador de difusão do IPCA fechou maio em 69%. O índice, que mede o quanto a alta de preços está espalhada, veio menor que o resultado de abril, quando foi de 73,4%.

O cálculo foi enviado pela Votorantim Corretora, assim que o IBGE informou o IPCA-15 de maio, que ficou em 0,60%, após 1,07%. O número veio ligeiramente maior que a mediana do AE Projeções, de 0,59%.

Voltar ao topo