Ministro de Negócios português defende relações na área de energia com o Brasil

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, defendeu nesta quarta-feira, 6, um aprofundamento das relações comerciais entre Brasil e Portugal nos setores de serviços, engenharia, telecomunicações, energia e construção civil. Durante discurso no almoço-conferência promovido pela Câmara de Comércio Portuguesa, ele lembrou que as relações entre os dois países têm sido marcadas por uma “dinâmica econômica crescente”, com o Brasil sendo um “mercado prioritário” para Portugal na estratégia portuguesa de diversificação de mercados.

Segundo Manchete, na América Latina, o Brasil é o país com o qual Portugal mantém relações comerciais “mais profundas”, tanto em termos de importações quanto de exportações. “Não é, portanto, uma novidade se eu vos disser que o Brasil é um mercado prioritário para Portugal, em termos de internacionalização das nossas empresas, quer na promoção das suas exportações, quer em matéria de investimento”, declarou. Ele ressaltou que, de 2009 a 2013, o Brasil foi o terceiro maior mercado de destino das nossas exportações fora da União Europeia, atrás apenas de Estados Unidos e Angola.

O ministro destacou ainda que o Brasil é o sexto maior emissor de turistas para Portugal e o primeiro fora da Europa. Segundo ele, de 2010 a 2014, esse fluxo aumentou, em média 13,4% ao ano, o que contribuiu para o aumento das operações da TAP no mercado brasileiro. “Embora não seja propriamente o que está a acontecer por estes dias, mas tenho a certeza que em breve a situação regressará à normalidade”, ponderou.

Já o novo presidente da Câmara de Comércio Portuguesa e presidente-executivo da EDP Energias do Brasil, Miguel Setas, avaliou que o cenário de “retomada econômica” que vivem atualmente Brasil e Portugal é o “momento certo” para estimular investimentos de empresas brasileiras em Portugal e de companhias portuguesas no Brasil.

“Nós da Câmara estamos totalmente motivados para sermos elemento fundamental nessa ponte entre os dois países”, afirmou o executivo. O evento marcou a posse oficial de Setas na presidência da Câmara.

Voltar ao topo