Mercosul não pode ser fator para excluir Brasil de outros acordos, diz Monteiro

O ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, disse que o fato de o Brasil integrar o Mercosul não pode excluir o País de acordos com outras partes do mundo. Em audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, Monteiro disse que é necessário melhorar o acesso do Brasil ao comércio internacional e integrar o Brasil à rede de acordos internacionais. “É possível preservar o Mercosul e encontrar grau de liberdade para Brasil se inserir a fluxos de comércios em outras partes do mundo”, completou.

Nessa terça, 5, após reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Monteiro disse que o Brasil vai priorizar acordos bilaterais. Na audiência desta quarta-feira, 6, Monteiro disse que não há uma “visão excludente” entre dar ênfase aos acordos bilaterais e continuar as negociações em fóruns multilaterais. “A negociação entre blocos é muito importante”, acrescentou.

Argentina

Monteiro defendeu ainda urgência na aprovação de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Ele ressaltou que o Brasil tem mais pressa no acordo e que podem ser criados mecanismos para permitir que cada país do bloco possa aderir em prazo diferente.

“Se a Argentina tiver um tempo diferente, temos que encontrar mecanismos para fazer esse processo garantindo tempos distintos para que os países possam se integrar no seu próprio tempo”, afirmou.

Voltar ao topo