BC da Austrália corta taxa de juros de referência em 0,25 ponto, a 2%

O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou hoje uma redução de sua taxa de juros de referência em 0,25 ponto porcentual, para 2,00% ao ano. Este é o segundo corte em 2015 e leva a taxa de juros do país ao seu menor nível histórico.

Segundo o presidente da instituição, Glenn Stevens, a medida se justifica pela forte queda dos preços das commodities e pelo fortalecimento do dólar australiano, que pressiona a economia local. “A perspectiva para a inflação ofereceu uma oportunidade para mais afrouxamento da política monetária”, acrescentou.

O país, que tem sofrido com o fim de um boom de investimento em mineração que durou uma década, luta agora para encontrar novos motores de crescimento. Taxas menores de juros começam a repercutir na atividade do setor de construção civil, e os gastos com consumo também começaram a crescer.

Ainda assim, a perspectiva para os investimentos no país continua fraca e muitos economistas esperam que o RBA irá reduzir suas expectativas de crescimento em seu comunicado trimestral, que sai na próxima sexta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo