Banco Mundial financiará estudos para desenvolvimento de infraestrutura

O Banco Mundial vai destinar US$ 1,5 milhão para apoiar estudos e ações com o objetivo de atrair investimentos privados para infraestrutura. De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira, 24, pelo Ministério da Fazenda, a pasta convidou o Banco Mundial a participar do estudo e desenvolvimento de mecanismos para ampliar a participação de investidores nacionais e internacionais no financiamento de projetos de infraestrutura no Brasil.

“A experiência da participação do setor privado na oferta de infraestrutura no Brasil tem se mostrado exitosa e deverá se ampliar, contribuindo assim para o aumento da taxa de crescimento potencial da nossa economia, a diminuição das disparidades regionais e a geração de emprego no país”, afirma a nota.

O entendimento com o Banco Mundial foi concluído na semana passada, durante reunião do Fundo Monetário Internacional em Washington (EUA). Entre as ações que serão apoiadas pelo banco está a ampliação do acesso ao mercado global das debêntures de infraestrutura, que já somam mais de R$ 10 bilhões. “Para tanto, deve-se analisar as melhores práticas internacionais e meios de diminuir os riscos dos projetos, inclusive os regulatórios, assim como desenhar instrumentos financeiros de forma a facilitar sua incorporação em carteiras dedicadas ou diversificadas”, explica a nota.

Voltar ao topo