Monteiro diz esperar sinal mais claro da UE para fechar negociação com Mercosul

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, afirmou nesta quarta-feira, 15, que o Brasil não recebeu nenhuma informação oficial da União Europeia sobre o acordo com o Mercosul ter saído da lista de prioridades do bloco. A informação foi revelada ontem pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que obteve documentos da UE mostrando que as negociações para a criação de uma área de livre-comércio entre os dois blocos não aparecem sequer na lista de temas comerciais mais importantes para o primeiro semestre de 2015.

“Nós não temos essa informação. Mas devemos reconhecer que esperamos uma iniciativa da União Europeia na medida em que já fizemos a oferta do Mercosul e ela alcança um universo tarifário importante. Agora, a iniciativa está com os europeus. Estamos esperando um sinal mais claro para fecharmos essa negociação”, disse o ministro.

O governo brasileiro tem cobrado desde o ano passado uma posição dos europeus. A primeira troca de ofertas deveria ter acontecido em janeiro de 2014, mas foi adiada a pedido dos europeus. Desde então, a data não foi mais remarcada.

Voltar ao topo