Telefonia

Telefônica compra GVT e atinge liderança de mercado

Após receber o sinal verde da Anatel, agência reguladora brasileira, em dezembro de 2014, A Telefônica teve, agora, a aprovação do Cade, autoridade antitruste brasileira, para a aquisição da GVT (Global Village Telecom), da Vivendi, e para a troca de ações proposta na transação.

A Telefônica Brasil está, a partir de agora, totalmente autorizada a iniciar o processo de integração de Vivo e GVT, reforçando uma posição de liderança no mercado brasileiro. Para isso, a empresa proporá ao Conselho de Administração da Telefônica Brasil a indicação de Amos Genish, atual CEO da GVT, como novo Presidente e CEO da Telefônica Brasil. A previsão é que o executivo ocupe a posição após o fechamento da operação, que deverá ocorrer no primeiro semestre deste ano.

Antônio Carlos Valente, atual presidente da Telefônica Brasil, assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Administração da companhia, uma posição não executiva extremamente relevante. No futuro próximo, Valente também assumirá novas responsabilidades como representante do Grupo Telefônica na América Latina.

Com mais de 100 milhões de acessos, a nova Telefônica Brasil será a número 1 do mercado em quantidade de clientes e receitas. A negociação inclui o pagamento, em dinheiro, de 4,6 bilhões de euros à Vivendi, além de uma participação de 12% no capital social da Telefônica Brasil, após sua integração com a GVT.

Com informações da assessoria.