Tendências prevê manutenção de alta da inflação acima de 1% em março

A economista e Adriana Molinari, analista de inflação da Tendências Consultoria, avaliou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve seguir acima de 1% em março – ante altas de 1,22% em fevereiro e 1,24% em janeiro – seguir em torno de 8% durante o ano e fechar 2015 com alta acumulada em 12 meses de 7,9%, bem acima da teto de 6,5% da meta de inflação, cujo centro é de 4,5%.

Segundo a economista, a inflação será pressionada pela disparada de 14,2% nos preços administrados. Os preços livres, nas projeções da Tendências, terão aumento acumulado de 6% este ano. Adriana disse que alta de 1% estimada para março deverá ser reflexo dos aumentos extraordinários para a energia elétrica e ainda da adoção das bandeiras tarifárias no cálculo do consumo doméstico. “Com isso, o acumulado em 12 meses já deve superar os 8% em março”.

Para a economista, o IPCA de fevereiro, de 1,22%, veio acima do 1,15% esperado pela consultoria, mas não trouxe surpresas. Os maiores impactos no mês passado, de acordo com Adriana, vieram dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol, e do grupo educação, já que o reajuste anual das mensalidades escolares é captado nesse período.

Voltar ao topo