PF faz operação contra lavagem de dinheiro em cidades do Sul e São Paulo

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira, na cidade de Foz do Iguaçu, a Operação Bemol que tem como objetivo de desarticular uma organização criminosa transnacional que teria movimentado mas de R$ 600 milhões de origem ilícita.

De acordo com a PF, em menos de cinco anos, integrantes da organização desenvolveram o esquema multimilionário realizado por meio de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Nas investigações, integrantes da PF e da Receita constataram que o grupo criminoso recorria às contas bancárias de 87 empresas, em geral fictícias, para receber vultosos valores de pessoas físicas e jurídicas, interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros provenientes do Paraguai, de diversos Estados brasileiros.

Este grupo era responsável por conferir aparência lícita a recursos financeiros de origem criminosa e remeter esse mesmo dinheiro “sujo” ao Paraguai. Além dessas atividades, para atender as exigências de “doleiros” paraguaios, a organização criminosa também era responsável por transferir parte dos ativos ilícitos para contas bancárias brasileiras controladas por tais “doleiros”.

Ao todo serão cumpridos 07 mandados de prisão preventiva, 34 mandados de prisão temporária, 25 mandados de condução coercitiva e 68 mandados de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Matelândia/PR, Cascavel/PR, Toledo/PR, Altônia/PR, Joinville/SC, Soledade/RS, Ribeirão Preto/SP e Monte Aprazível/SP. Estão envolvidos na ação 230 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal.

A expressão Bemol é uma referência à teoria musical, visto que tanto o sustenido quanto o bemol representam uma nota intermediária entre duas outras notas musicais.

Voltar ao topo