Firjan diz que alta da Selic é incompatível com quadro de recessão

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) considera que a nova alta da Selic, para 12,75% ao ano, é “incompatível com quadro de recessão da economia brasileira”. Cita que a decisão de elevar o juro básico da economia, anunciada na noite de hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, segue sentido contrário ao movimento internacional recente.

“O alinhamento entre as políticas fiscal e monetária é fundamental para o controle da inflação, pois contribuiria para abreviar o ciclo atual de elevação das taxas de juros. No entanto, um ajuste fiscal feito por meio de aumento da carga tributária e corte dos investimentos públicos não só é nocivo ao crescimento no longo prazo como também não parece ser viável na atual conjuntura econômica e política”, cita a nota da Firjan.

Para a federação das indústrias do Rio de Janeiro, o ajuste fiscal deveria privilegiar a diminuição dos gastos públicos de natureza corrente, “inclusive criando regras explícitas que limitem o seu crescimento”. “Somente dessa forma será possível promover um efetivo ajuste da postura fiscal, criando condições para um recuo estrutural das taxas de juros e um aumento sustentável da taxa de crescimento”, avalia a Firjan.

Voltar ao topo