EUA: Senado não consegue derrubar veto de Obama a Oleoduto Keystone XL

Senadores republicanos não conseguiram derrubar o veto do presidente Barack Obama ao projeto que permitiria a construção do oleoduto Keystone XL, aprovado pelo Congresso na semana passada.

Por um placar de 37 votos a favor da manutenção do veto e 62 contra, a medida presidencial foi mantida. Eram necessários 67 votos, ou dois terços da casa, para recolocar nos trilhos o projeto que autorizaria a empresa canadense Transcanada a construir o Keystone, um projeto de 1.897,4 quilômetros de dutos que ligariam a produção de petróleo de areias petrolíferas (tar sands) do Canadá às refinarias do Golfo do México. Os dutos teriam capacidade de transportar cerca de 830 mil barris de petróleo por dia.

O veto, entretanto, está ligado ao projeto de lei, e não ao oleoduto. O executivo ainda pode autorizar sua construção. A Casa Branca, entretanto, quer esperar a conclusão de um relatório do Departamento de Estado, que está sendo elaborado há mais de seis anos.

Em mensagem enviada a Congresso na semana passada, Obama afirmou que ainda espera a entrega do relatório do Departamento do Estado. Ele também criticou a atitude do Congresso, afirmando que a tentativa “entra em conflito com os procedimentos estabelecidos do Executivo, e tenta contornar discussões que são de interesse nacional, como a segurança e o meio ambiente”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo