Mais luz por menos

Saiba como economizar mais na conta de luz da sua casa

Investir em lâmpadas de LED pode ser uma boa alternativa pra economizar em tempos de alta da conta de luz. Mesmo custando mais que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, as lâmpadas de LED são mais vantajosas a longo prazo. Além de consumirem até 98% menos, elas têm uma vida útil até 50 vezes maior.

Nesta semana, entrou em vigor um aumento de 36,8% na tarifa média da Copel. O reajuste extraordinário é o quarto maior dentre as 58 distribuidoras do Brasil. E uma nova alta já está prevista pra julho, data do reajuste anual da companhia paranaense.

A empresária do ramo de iluminação Daniele Bagatoli, pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores, destaca as vantagens das lâmpadas de LED. “Hoje é possível encontrar lâmpadas de LED nos mais diversos formatos, modelos e cores. Elas chegam a ser 98% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes”, explica a especialista.

As lâmpadas de LED são muito mais eficientes porque produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

Além disso, elas também são menos poluentes. Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.

Banidas

As lâmpadas incandescentes serão banidas do Brasil até 2016, num processo anual gradativo de restrição de venda. Desde o dia 1.º de julho de 2014, a incandescente de 60W, a mais usada pelos brasileiros, foi proibida de ser fabricada ou importada. O comércio terá até o ano que vem para escoar seus estoques, quando então ela deixará de existir definitivamente.

Natural

A utilização de luz natural também garante economia na conta. “Muita gente nem percebe, mas trabalha com as janelas fechadas e a luz acesa. O simples ato de abrir as cortinas permite a entrada de luz natural e gratuita. Ambientes com paredes e tetos em cores claras são os que mais se beneficiam da luz do dia, pois refletem e espalham a luminosidade por todo o espaço”, diz Danuele Begatoli.

Voltar ao topo