Vendas das montadoras perdem força em fevereiro nos Estados Unidos

As vendas das montadoras nos EUA perderam força em fevereiro, depois de uma série de meses de resultados positivos, afetadas pelo clima extremamente frio em boa parte do país.

A Ford Motor informou que suas vendas caíram 2,0%, enquanto Toyota Motor, Honda Motor, Fiat Chrysler Automobiles e Nissan Motor publicaram números abaixo do esperado. A General Motors foi a exceção e anunciou aumento de 4,2% nas vendas, uma alta maior que a prevista, impulsionada pelo salto de 36% nas vendas de caminhões.

Às 16h20 (de Brasília), as ações da Ford Motor caíam 2,38% na Bolsa de Nova York, enquanto as da Fiat Chrysler Automobiles recuavam 3,18%. General Motors tinha leve alta de 0,13%.

Nos meses anteriores a fevereiro as montadoras vinham apresentando melhora nas vendas em consequência da queda nos preços da gasolina e do crédito mais fácil no país. Boa parte do desempenho firme do setor tem saído das vendas maiores de veículos esportivos utilitários, conhecidos como SUV, e de caminhões, que se beneficiam dos preços mais baixos dos combustíveis.

A marca GMC, da General Motors, que tem foco em caminhões e SUVs, registrou alta de 19,3% nas vendas em fevereiro, enquanto a marca Chevrolet vendeu 3,8% mais no mês. As vendas da Cadillac caíram 12,6% e as da Buick recuaram 9,2%.

A japonesa Toyota informou aumento de 13,3% em suas vendas em fevereiro, para 180.467 unidades, impulsionadas por uma alta de 22% nas vendas da marca Lexus e pela demanda por caminhões. Ainda assim, o resultado ficou abaixo do aumento de 16% previsto pelo site especializado Edmunds.com.

As vendas da Ford Motor somaram 180.383 veículos em fevereiro, com queda de 1,7% na marca Ford e de 7,5% na marca Lincoln. No total, a Ford Motor teve declínio de 8,1% nas vendas, contrabalançadas em parte pela alta de 4% nas vendas de caminhões.

A Honda informou que suas vendas cresceram 5%, para 105.466 unidades, bem menos que o avanço de 11,3% estimado pelo Edmunds.com. A Fiat Chrysler, que havia apresentado crescimento de dois dígitos nas vendas nos últimos meses, viu suas vendas subirem apenas 6% em fevereiro, para 163.586, ante previsão de +8,2%. As vendas da Nissan aumentaram 2,7%, para 118.436, abaixo da expectativa de +7,2%, e as da Volkswagen caíram 5,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo