México: governo anuncia plano de reduzir seus gastos em US$ 8,3 bilhões neste ano

O ministro das Finanças do México, Luis Videgaray, anunciou que o governo do país planeja reduzir seus gastos em 124,3 bilhões de pesos mexicanos (US$ 8,3 bilhões) neste ano, para contrabalançar os efeitos da queda dos preços do petróleo e de condições econômicas globais adversas. Em entrevista coletiva, o ministro que os cortes são uma medida preventiva para proteger as finanças públicas contra ventos contrários que incluem a perspectiva de elevação das taxas de juro de curto prazo nos EUA.

“Temos que agir agora. Nossa responsabilidade é proteger a estabilidade e as economias das famílias mexicanas”, afirmou Videgaray.

O ministro disse que os cortes, equivalentes a 0,7% do PIB, deverão ter um impacto apenas marginal no crescimento da economia mexicana. O ministério prevê um crescimento de 3,2% a 4,2% em 2015.

Além do governo federal, a Petróleos Mexicanos (Pemex) e a Comisión Federal de Electricidad também vão cortar suas despesas. Videgaray disse que o governo do presidente Enrique Peña Nieto também está revisando seus planos para o Orçamento de 2016 e vai trabalhar com o Banco Mundial para encontrar maneiras de tornar os gastos públicos mais eficientes. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo