Ministro grego elogia conversa com Eurogrupo, mas encerra cooperação com troica

O ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, afirmou que o governo liderado pelo partido radical de esquerda Syriza não vai mais cooperar com os inspetores da troica e vai negociar apenas com os chefes das instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Varoufakis disse que as conversas que teve hoje com o Eurogrupo correram em um “clima excepcional” e destacou que disse às autoridades do grupo que as reformas precisam ser profundas. No entanto, Varoufakis também indicou que não é intenção do governo pedir uma extensão do atual programa de resgate da União Europeia.

Segundo o ministro, os eleitores rejeitaram as políticas anteriores que incluíam as inspeções da troica e, por isso, o novo governo não vai aceitá-las. “Existe uma grande diferença entre as instituições europeias, como a Comissão e o Banco Central Europeu, e organizações como o FMI”, disse Varoufakis. “Nós já iniciamos conversas com elas e as consideramos parceiras.”

“Mas nós não vamos cooperar com um comitê trilateral formado para aplicar políticas que nós rejeitamos e que têm como meta implementar um programa que nós consideramos antieuropeu”, acrescentou. Fonte: Market News International.

Voltar ao topo