Governo pode usar Desenvolve SP para estimular produção de energia de biomassa

O secretário de Energia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, revelou nesta segunda-feira, 26, que o governo paulista pode utilizar recursos do Desenvolve SP para estimular a produção de energia a partir da biomassa. A Desenvolve SP financiaria projetos de interligação de usinas sucroalcooleiras a centros coletores e de distribuição de energia. O investimento seria feito pela iniciativa privada.

“Estamos tentando, em parceria com uma distribuidora, estabelecer uma correlação entre ela e todas as usinas que estão relativamente próximas a ela. Para que, então, possamos construir um modelo de interligação entre a energia de biomassa que será gerada e uma estação capaz de fazer a transformação dessa energia para a alta tensão”, revelou o secretário. A região Nordeste de São Paulo é candidata natural a receber um projeto dessa natureza, em função da grande concentração de usinas. O valor de um projeto dessa natureza não foi estimado pelo secretário.

Meirelles defendeu o modelo e o consequente estímulo adicional à geração de energia a partir da biomassa. “A safra vai de abril a novembro, justamente no período de pico da seca, que vai de junho a agosto. A biomassa é um complemento muito importante (ao sistema elétrico brasileiro)”, salientou o secretário. Estimativas do governo estadual, coletadas junto à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), indicam que a capacidade de energia gerada pela indústria sucroalcooleira poderia ser adicionada em mais 2.000 MW.

“Muitas usinas que estão em São Paulo, assim como em outros Estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, nem sempre estão próximas às linhas de alta tensão. Por isso temos um problema. As usinas podem fazer projetos de retrofit, de forma que obtenham máxima produtividade, mas ainda precisam dessa conexão”, explicou Meirelles. A indústria de biomassa respondeu por 4% da energia gerada no Brasil em 2014, de acordo com estimativas da Única.

Meirelles participou do lançamento do Selo Energia Verde, desenvolvido pela Unica em acordo de cooperação com Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O Selo será entregue a empresas que utilizam pelo menos 20% de energia elétrica produzida de forma sustentável, como por cogeração em usinas de cana. O evento ocorre em São Paulo.

Voltar ao topo