Vendas no varejo do Reino Unido sobem 0,4% em dezembro ante novembro

As vendas no varejo do Reino Unido em dezembro superaram as expectativas do mercado, impulsionado pelo bom desempenho das redes de supermercado no país. O indicador registrou expansão de 0,4% mensal e de 4,3% no comparativo com igual período de 2013, enquanto analistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam retração de 0,5% no mês e alta menor, de 3% no ano.

No trimestre, o avanço foi de 2,3% nas vendas, em comparação com o período de três meses imediatamente anterior, no que foi o melhor resultado desde abril de 2002. As vendas no varejo têm crescido sem interrupções há 22 trimestres.

As empresas varejistas do setor de alimentos, que representam 42% das vendas totais no país, registraram ganho de 1,3% entre novembro e dezembro e de 0,8% no ano. Segundo o departamento de estatísticas britânico, no entanto, o aumento nas vendas está concentrado em itens não alimentícios.

Analistas acreditam que os descontos praticados pelos varejistas na Black Friday, ao fim de novembro, exerceu influência sobre os resultados do mês subsequente. Acredita-se que a estação de vendas de fim de ano tenha se deslocado para novembro e o início de dezembro. Em sinal desta tendência, as lojas de departamento registraram queda de 4,5% nas vendas no comparativo mensal. Trata-se do primeiro recuo da série histórica, iniciada em 2008.

A Black Friday foi “importada” recentemente pelos britânicos e, segundo o departamento de estatísticas oficial, ainda precisa ser levada em conta nos ajustes sazonais dos dados do setor. Fonte: Market News International.

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