Serviços às famílias crescem 9% em agosto, diz IBGE

Os serviços prestados às famílias voltaram a mostrar fôlego em agosto e aceleraram a alta para 9% ante o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento no segmento de serviços de alojamento e alimentação chegou a 9,7%, enquanto o de outros serviços prestados às famílias ficou em 4,4%.

“Cresceu a procura por alojamento e alimentação na Região Nordeste. Na Região Sudeste também houve melhora. E, em outros serviços prestados às famílias, também houve crescimento satisfatório em parques temáticos”, apontou Roberto Saldanha, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Em julho ante julho de 2013, o crescimento do grupo de serviços prestados às famílias tinha sido de apenas 5,4%. “Então na verdade julho é que ficou muito baixo, foi ponto fora da curva. Em agosto ele voltou a um patamar em que ele vinha se estabilizando, em torno de 9%”, disse Saldanha.”As famílias estão, no que se refere a lazer, mantendo um padrão de consumo considerado satisfatório”, acrescentou.

Segundo ele, a inflação mais comportada registrada nos últimos meses também teve contribuição para o crescimento da procura das famílias por serviços. “Com a inflação menor, as pessoas tendem a consumir mais”, avaliou o técnico do IBGE.

Voltar ao topo