Vendas do varejo caem na 1ª quinzena

As vendas do comércio varejista na cidade de São Paulo na primeira quinzena deste mês ficaram, em média, 2% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, considerando o mesmo número de dias úteis. As consultas para negócios a prazo caíram 3% e os negócios à vista foram 1% menores, nessa base de comparação, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Mas quando se avalia a quinzena fechada na comparação anual, houve crescimento de vendas nos dois sistemas: alta de 4,5% nos negócios a prazo e de 7,2% nas transações à vista. O que explica esse avanço é que na primeira quinzena de outubro deste ano houve um dia útil a mais do que no mesmo período de 2013. “Estamos recuperando os dias úteis perdidos por causa da Copa do Mundo e os feriados do primeiro semestre”, observa o economista da ACSP, Emílio Alfieri.

Essa recuperação aparece nos resultados acumulados no ano. Até setembro, a venda a prazo crescia 1,5% na comparação anual, mas considerando a primeira quinzena deste mês o avanço foi de 1,6%. Movimento semelhante ocorreu nos negócios à vista: alta 1,8% até setembro na comparação anual e de 2,1%, incluindo a primeira quinzena de outubro. Isso faz com que o comércio na cidade de São Paulo volte para um patamar de crescimento de 2%.

Além da recuperação no índice de vendas acumuladas no ano, o balanço da primeira quinzena mostra recuo da inadimplência de 3,2% em outubro em relação ao mesmo mês de 2013 e aumento do número de dívidas em atraso renegociadas (9%). A melhora da solvência do consumidor se deve, segundo a associação comercial, à maior cautela para assumir dívidas, à maior seletividade dos bancos na hora de aprovar o crédito e ao fato de o desemprego estar em baixa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo