Passos: leilão da Rio-Niterói sai até início de 2015

O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, disse nesta sexta-feira, 10, que a intenção do governo é realizar o leilão da concessão da Ponte Rio-Niterói entre o final deste ano e o início de 2015. “Estamos trabalhando para estar com isso resolvido até o fim do ano”, comentou.

Hoje, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou as audiências públicas sobre a concessão, visando receber as sugestões sobre as minutas do edital e do contrato de outorga do trecho e sobre os estudos de viabilidade técnica e econômica, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) e a inclusão da obra da Avenida Portuária no segmento.

O lançamento das audiências ocorre após o governo ter feito chamada pública para o recebimento dos projetos para a concessão da iniciativa privada. Duas empresas apresentaram projetos – CCR e Planos Engenharia – e, conforme Passos, a opção foi pelo projeto da CCR, grupo que atualmente controla a concessionária responsável por administrar o serviço. A companhia também já havia apresentado à ANTT projeto de investimento adicional na concessão e tentava negociar um aditivo de contrato, mas obteve êxito. A concessão termina em maio de 2015.

Passos também comentou que, para os outros quatro trechos que também foram objeto de chamamento público, a intenção é realizar os leilões ao longo do primeiro semestre do ano que vem. As propostas que estão sendo preparadas pela iniciativa privada devem ser entregues em 17 de novembro. “Recebidas elas, com a mesma vontade e disposição vamos analisar, decidir e colocar na rua”, disse.

Voltar ao topo