Caminho das pedras

Comprar passagens aéreas antecipadas gera economia

Quem pretende viajar de avião nas férias de final de ano já deve começar a se planejar se não quiser gastar muito. Isso porque comprar passagens aéreas com antecedência pode ser mais vantajoso do que se imagina. Segundo um levantamento da agência virtual de viagens ViajaNet, a economia para quem procura os tíquetes com pelo menos um mês de antecedência da viagem pode chegar a quase 90%. A pesquisa avaliou mais de um milhão de visitas no site da agência.

O levantamento mostra, por exemplo, que uma passagem de Curitiba para Salvador, com embarque em outubro, custa R$ 873. Se o bilhete for adquirido hoje para uma viagem programada para dezembro, o mesmo trecho sai por R$ 371, uma diferença de quase 60% no valor do tíquete. Só que a maioria dos brasileiros costuma deixar a compra dos bilhetes para a última hora. Dados da ViajaNet revelam que 62% dos consumidores de passagens aéreas adquirem a passagem no mesmo mês do embarque. Só 24% programam a compra com um mês de antecedência e 14% com 60 dias antes.

Segundo informações do Ministério do Turismo, as viagens domésticas passarão de 215 milhões para 226,4 milhões até o fim de 2014. Para Gustavo Mariotto, executivo da ViajaNet, a compra das passagens é um dos passos mais importantes no planejamento da viagem de férias. “Primeiramente, a pessoa precisa definir seu orçamento. Em seguida, dentro do que ela pode gastar, ela vai atrás dos melhores preços das passagens. E com antecedência e planejamento, as passagens podem ser compradas com um bom desconto”, diz.

Segundo Gustavo, o ideal é procurar as passagens com pelo menos 30 dias de antecedência. “Orientamos que em voos nacionais, a pessoa procure a passagem aérea com 30 a 45 dias antes do embarque. Já nas viagens internacionais, indicamos que a procura seja feita com pelo menos 60 dias de antecedência”, completa.

Agências

Roberto Bacovis, presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Paraná (Abav-PR), explica que agências de viagem também oferecem preços competitivos de passagens aéreas. “As agências podem oferecer promoções que os sites não oferecem. Muitas empresas aéreas oferecem as promoções às agencias antes mesmo de oferecer nos sites. Além disso, os itinerários são mais atrativos e a viagem se torna mais segura quando é planejada por um agente”, afirma.

De acordo com o Procon-PR, para evitar transtornos é preciso buscar sites e canais de compras mais conhecidos e verificar condições de compra e serviço prestado. “É importante utilizar os buscadores, mas também entrar nos sites das companhias aéreas para verificar todas as opções disponíveis. E prestar atenção em taxas extras, como taxa de embarque e comissões dos sites buscadores”, explica Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook