Construção

Anamaco: prorrogação do IPI ajuda setor a se recuperar

A continuação da redução do IPI anunciada na segunda-feira, 15, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi bem recebida pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção. “A medida tem auxiliado o nosso setor em sua recuperação econômica desde 2009 e, uma eventual volta do IPI agora, poderia prejudicar esse momento, pois acarretaria um aumento dos preços imediato ao consumidor final”, afirmou o presidente da Anamaco Cláudio Conz, em nota.

Na avaliação do executivo, 2014 tem sido um ano “estável” para a atividade. “Apesar dos números não mostrarem o nosso melhor desempenho, continuamos otimistas de que vamos recuperar o crescimento das vendas nos próximos meses”, disse.

Conz admite que o período de eleições gera “um pouco” de preocupação, uma vez que diante da incerteza os consumidores tendem a segurar investimentos, mas por outro lado o final do ano costuma gerar obras nas residências, com o auxílio do 13º salário e influência das festividades e período de chuvas. “A prorrogação do IPI, portanto, é mais um motivo para que os consumidores voltem às lojas certos de que os preços não vão subir”.

Paraná Online no Facebook