Tamanho da mordida

Feirão mostra o quanto você paga de imposto quando compra algo

Você sabe quanto paga de impostos a cada vez que compra alguma coisa ou paga por algum serviço? Hoje, a partir das 9h, a população de Curitiba e mais de 100 cidades brasileiras poderá conferir quanto custariam centenas de produtos se estivessem livres de tributos, na 12.ª edição do Feirão do Imposto. Na capital paranaense, a ação será realizada em frente à sede da Associação Comercial do Paraná, no calçadão da Rua XV de Novembro.

Além de orientar e alertar a população sobre a alta carga tributária que incide em diversos produtos e serviços que integram o dia a dia do brasileiro, o Feirão do Imposto pretende cobrar a aplicação efetiva e transparente dos tributos, a desoneração da educação e coletar assinaturas para o documento Assina Brasil, do Movimento Brasil Eficiente (MBE), que visa a simplificação tributária, eficiência e transparência dos gastos públicos. O evento será realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), junto com o Conselho de Jovens Empresários da ACP (CJE).

O Feirão terá a exposição de produtos com e sem valor dos impostos, o sorteio do direito de comprar carros, apartamentos, motos e eletrodomésticos sem a incidência de tributos, venda de combustível, alimentos e outros produtos sem a cobrança de impostos, entre outras ações.

De acordo com o presidente da Conaje, Rodrigo Paolilo, a meta ainda é sensibilizar o poder público federal, estadual e municipal, além de parlamentares do Congresso Nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em serviços públicos, como é o caso da conta de água, o brasileiro paga 24,02% de impostos, enquanto na conta de luz o valor é bem mais alto, 48,28%. Já com a gasolina o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%. Nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no arroz e feijão, 22,79% para o óleo de cozinha e 30,60% com açúcar.

O Brasil é ainda um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares. No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%. Os dados também são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Confira no quadro ao lado quanto os brasileiros pagam de impostos em alguns produtos. A lista completa está aqui.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook