Cade aprova operação entre Abbott e Mylan

Ato de concentração entre Abbott Laboratories e Mylan Inc. Foi aprovado, sem restrições, pela Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O sinal verde está presente em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 02.

A operação consiste na aquisição pela Mylan, dos negócios de medicamentos genéricos de marca em mercados desenvolvidos, exceto nos Estados Unidos, da Divisão Farmacêutica Estabelecida da Abbott Laboratories. Em troca, a Abbott receberá 105.000.000 de ações ordinárias da recém-formada sociedade que combinará o negócio já existente da Mylan e o Negócio EPD em Mercados Desenvolvidos (New Mylan), avaliado em aproximadamente US$ 5,3 bilhões.

A Mylan é uma empresa que desenvolve, licencia, fabrica, comercializa e distribui genéricos, genéricos de marca e especialidades farmacêuticas. Atual em aproximadamente 140 países e territórios. Está presente no Brasil por meio de três subsidiárias: Agila Farmacêutica Participações, Agila Especialidades Farmacêuticas e Ágila Marketing e Distribuição de produtos Hospitalares. O Grupo Abbott opera globalmente na área de cuidados com a saúde. Tem um portfólio de produtos de diagnósticos, aparelhos médicos, produtos nutricionais e medicamentos genéricos de marca, com atuação em mais de 150 países.

A superintendência do Cade avaliou que a operação não afeta o Brasil. A contrapartida recebida pela Abbott pela venda do Negócio EPD em Mercados Desenvolvidos foi o que deflagrou a necessidade de notificação da operação no Brasil, uma vez que o Grupo Mylan atua no País. Não foi verificado, para o mercado brasileiro, sobreposição horizontal ou relações verticais. A análise do caso apontou a ausência de efeitos anticompetitivos decorrentes da operação no território nacional. Diante disso, o ato de concentração foi aprovado, sem restrições

Voltar ao topo