Caminho das pedras

PR fechará 2014 com mais de 400 mil novos veículos nas ruas

Se confirmada a expectativa de crescimento de 14,3% nas vendas de carros zero quilômetro neste segundo semestre, feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Paraná deve fechar 2014 com mais de 400 mil novos veículos em circulação. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de janeiro a junho 203.196 carros foram emplacados pela primeira vez. Com isso, a frota paranaense somou 6.319.821 veículos registrados.

Para evitar dissabores a quem planeja comprar um carro zero nos próximos meses, o Detran reforça os procedimentos e documentos necessários no pós-compra, para atender as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Ao efetuar a compra, o primeiro passo do proprietário é ir com o veículo a uma unidade do Detran ou a um dos despachantes credenciados à instituição. No local, será realizada a vistoria e a emissão do decalque, espécie de adesivo de identificação do veículo.

Na sequência, o responsável deve pagar a taxa do primeiro emplacamento. Isto pode ser feito em qualquer agência dos bancos credenciados ao Detran: Banco do Brasil, Sicredi ou Bancoob. Depois de quitado o débito, o dono do automóvel retorna ao Detran para conclusão do processo.

Registro

Com o documento auxiliar (Danfe) e a nota fiscal eletrônica, o proprietário terá 15 dias para efetuar o registro do veículo. A partir da emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículos) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos), é necessário levar o veículo para colocar o lacre de identificação e as placas, o que pode ser feito em um dos 160 fabricantes credenciados em todo o Estado.

Paraná Online no Google PlusParaná Online no Facebook