Mantega: governo facilitará compra financiada de imóvel

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira, 20, que o governo federal vai simplificar o procedimento de aquisição de imóveis por meio de financiamentos. “Vai ser mais fácil comprar imóvel financiado. Estamos reduzindo a necessidade de fazer périplo pelos cartórios”, disse.

“Quando você vai fazer uma transação imobiliária financiada, tem de tirar um monte de certidão em um monte de cartórios. Vamos concentrar em um único cartório”, afirmou, acrescentando que isso diminui o trabalho do comprador, simplifica a operação e dá segurança jurídica. “Dá segurança jurídica porque você vai ter um panorama de todas as transações desse imóvel. Não tem possibilidade de furo. Vai simplificar a vida”, disse.

Mantega afirmou que as medidas que estão sendo anunciadas hoje pelo Ministério da Fazenda não são as mesmas anunciadas pelo Banco Central, mas caminham na mesma direção do BC. Segundo o ministro, as medidas anunciadas nesta tarde vão melhorar a regulação do sistema de crédito brasileiro.

“Essas medidas vão no sentido de aumentar a segurança jurídica das transações, de reduzir o custo dessas operações e no sentido de simplificar essas operações. Então são medidas que vão contribuir para aumentar a produtividade e competitividade do sistema financeiro. É o que todos querem, aumentar competitividade, reduzir custos e simplificar”, afirmou.

Mantega reforçou que as medidas vêm na sequência de outras que estão sendo tomadas. “Estamos, por exemplo, desde o ano passado preparando nossa incorporação à Basileia 3”, disse. “O BC anunciou medidas que vêm no sentido de melhorar a liquidez do sistema. Aumentar liquidez e reduzir requerimento de capital de instituições financeiras. Aumenta liquidez do sistema e reduz o custo das operações”, completou

Voltar ao topo