Bolso Inteligente

Especialista dá dicas para investir a antecipação do 13º

Quando vale a pena antecipar o 13º salário ou a restituição do Imposto de Renda (IR)? O presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (Ibef-PR), Clécio Chiamulera, diz que a medida só é válida em casos extremos.

A taxa de juros cobrada pelas instituições financeiras não compensa e a melhor alternativa é tentar outra linha de crédito se você estiver apertado no final do mês. “Se for sem juros, que ninguém faz, vale a pena. Se não for neste caso, a antecipação só é válida para pagar dívida do cheque especial ou do cartão de crédito”, aconselha. Os juros cobrados nestas operações são superiores ao cobrado em uma antecipação de IR ou 13º, tornando a opção viável. Clécio também indica a antecipação para casos de emergência de saúde. “Para comprar um bem, uma viagem, não vale a pena. A não ser que a aquisição seja um negócio que trará lucro lá na frente”, observa.

Se o contribuinte não estiver precisando do dinheiro e puder esperar pela data da restituição, é possível investir em fontes de rendimento. Antes de decidir, é preciso colocar a “casa em dia”. “O investimento escolhido vai depender do perfil do investidor e do valor da restituição. Mas se ele tem uma dívida para quitar, este é o melhor investimento. É melhor pagar logo a dívida”, alerta.

Também vale a pena pensar em fundos de investimento. Caso a restituição seja alta e a pessoa arrojada, a Bolsa de Valores é um bom caminho. Se o montante restituído for baixo, a caderneta de poupança é a melhor opção. Embora tenha rendimento baixo, é a maneira mais segura de guardar seu dinheiro.

O investidor também pode optar por Letras do Tesouro Nacional (LTN), que são títulos públicos federais. “É um pouco melhor que a caderneta de poupança, mas é a longo prazo. É para quem não pensa em resgatar o investimento agora, mas só em 15, 20 anos”, explica.

Independentemente do investimento escolhido, o economista lembra que é preciso ficar atento ao que a pessoa deseja. “Se o sonho é fazer uma viagem, comprar outro telefone, um eletrodoméstico, vale também investir nisso”.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook