Mantega diz que suas projeções econômicas são realistas

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira, 31, que suas previsões econômicas são realistas. “Não é otimismo. Se tivesse mais otimismo na economia, talvez ela fosse melhor. O empresário tem que olhar o curto, médio e longo prazo, e não só o que está acontecendo. Tem um pessimismo artificial, gerado por fatores extraeconômicos. Tivemos isso antes da Copa”, afirmou Mantega, em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. “Tenho feito previsões realistas.”

Mantega disse que, nestes momentos de ajustes e de instabilidade internacional, ele tem evitado fazer projeções porque “ninguém acerta”. “Claro que temos que estabelecer parâmetros. Porque senão, nem estabeleceria”, disse, referindo-se aos parâmetros macroeconômicos fixados nos relatórios bimestrais de receitas e despesas do orçamento.

Ele lembrou que o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) tem revisto suas previsões, inclusive para o Brasil. “Então vai e vem. Não vou entrar nesse mercado persa de projeções. O primeiro semestre foi de crescimento econômico moderado e o segundo semestre será melhor”, afirmou, sem fixar uma meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014. No último relatório, o governo baixou a estimativa de expansão da economia este ano para 1,8%, um porcentual considerado ainda muito otimista pelo mercado.

Voltar ao topo