Correção:Dieese: criação de vagas em SP foi surpresa boa

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção no primeiro parágrafo. O correto é junho de 2013 e não 2012. Segue o texto corrigido:

A criação de 27 mil vagas na indústria da Grande São Paulo em junho foi a grande surpresa na pesquisa de emprego divulgada nesta quarta-feira, 30, pela Fundação Seade e o Dieese. Segundo o coordenador do estudo, Alexandre Loloian, o dado é positivo, mas o nível de ocupação no setor continua muito abaixo do registrado em junho de 2013, e também acumula retração de quase 6% este ano.

Loloian explica que o ramo da metal mecânica contribuiu com a criação de 14 mil vagas em junho, enquanto a participação desse segmento na indústria de transformação na Grande São Paulo é de aproximadaente 37%. “Não podemos dizer ao certo qual subsegmento contribuiu para esse desempenho, mas é possível inferir que tenha sido materiais de escritório e eletroeletrônicos. Certamente não foi material de transporte, dadas as dificuldades no setor automotivo, e também não foi máquinas e equipamentos, já que os investimentos estão muito baixos”, comenta.

Já o setor de comércio, com o fechamento de 22 mil postos de trabalho em junho, continua sendo o pior segmento. “Não é pouco provável que esse desempenho tenha a ver com a Copa do Mundo”, diz Loloian. Segundo ele, a tendência é de que a ocupação no setor melhor nos próximos meses, já que tradicionalmente há uma recuperação do nível de atividade no comércio no segundo semestre. “Não há porque imaginar que continue a cair”, diz.

Voltar ao topo