Funcionários aprovam flexibilização da jornada da Randon

Os funcionários de seis empresas do Grupo Randon, de Caxias do Sul, aprovaram a flexibilização da jornada de trabalho proposta pelo conglomerado como medida de adequação à retração do mercado, em votações feitas nesta terça-feira, 29. De agosto a outubro, cerca de 8 mil trabalhadores terão folgas de até quatro dias por mês, adicionais às regulares, de acordo com a necessidade de cada indústria. As empresas descontarão dos salários o equivalente a 50% do período parado e abonarão os 50% restantes.

A Randon divulgou nota na qual explica que a flexibilização está vinculada “à atual instabilidade do mercado nacional, que afeta diretamente a área de transporte de cargas e aquisição de caminhões e, em decorrência, o fornecimento de reboques e semirreboques, além da cadeia de autopeças dedicada ao setor”.

As empresas que adotarão a flexibilização são a Randon Implementos Caxias do Sul, Randon São Paulo, Suspensys, Castertech, Master e Jost Brasil. Como não enfrentaram queda de demanda, a Fras-Le e a Randon Veículos não recorreram à medida.

No primeiro semestre do ano, a receita líquida consolidada do Grupo Randon chegou a R$ 1,98 bilhão, valor 2,6% inferior ao do mesmo período de 2013. Dados consolidados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) indicam que, no Brasil, o emplacamento de reboques e semirreboques caiu 10% na comparação entre os mesmos períodos, de 32.010 para 28.633.

Voltar ao topo