Setor elétrico

Parque eólico de Palmas será ampliado pela Copel

A Copel vai ampliar a capacidade instalada de seu parque eólico localizado em Palmas, no sul do Paraná. O complexo terá a potência mais do que dobrada – de 2,5 megawatts (MW) para 6,7 megawatts. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, conforme publicado no Diário Oficial da União desta segunda (28), a criação de uma sociedade de propósito específico para viabilizar a obra, que será implantada pela Companhia e a empresa Weg Equipamentos Elétricos.

A implantação da Usina Eólica de Palmas II reafirma a proposta de expansão da Copel no setor de energias renováveis, conforme planejamento estratégico da empresa.

Aerogeradores

O contrato prevê a instalação de dois aerogeradores com potência máxima de 2,1 MW cada. A Copel já conta com 2,5 MW instalados no parque (cinco aerogeradores de 500 kW), que é o primeiro parque eólico da região sul do país.

A parceria servirá para teste e certificação dos protótipos, com alto índice de componentes nacionais, e foi favorecida pela proximidade de Palmas e Jaraguá do Sul, sede da Weg, e pelo fato de o parque da Copel já contar com mapa de ventos dos últimos nove anos. A sociedade será dividida em 87% de participação da Weg e 13% da Copel.

Palmas

A identificação do grande potencial eólico da região de Palmas se deu através das medições de vento realizadas a partir de 1995 com o Projeto Ventar, coordenado pela Copel. A região selecionada para a usina é composta de campos naturais de grande altitude, e sua implantação não impediu a continuidade das atividades agropastoris.

A montagem dos cinco aerogeradores da Usina Eólica de Palmas foi feita no tempo recorde de uma semana, e entrou em operação em fevereiro de 1999. Foi implantada pela Centrais Eólicas do Paraná, da qual a Copel participava, inicialmente, com 30%.

Em 2008, a Copel adquiriu 100% do controle dessa empresa e, em janeiro de 2012, a Usina de Palmas passou efetivamente a fazer parte do parque gerador da Companhia – ocasião em que a Aneel aprovou a reversão da concessão para a Copel Geração S.A.