Arábia Saudita abrirá mercado acionário a estrangeiros

A Arábia Saudita planeja abrir o mercado acionário de US$ 530 bilhões a investidores estrangeiros. Isso permitiria à maior economia do Oriente Médio atrair mais investimentos internacionais e ajudar a reduzir a dependência do país na receita do petróleo.

Esse é um dos poucos grandes mercados globais a limitar o acesso internacional. Segundo publicado na mídia local, a Autoridade do Mercado de Capitais da Arábia Saudita concedeu a aprovação para que as instituições financeiras internacionais comprem e vendam ações no mercado de acordo com as regras estabelecidas.

Em 2008, o governo árabe permitiu o investimento indireto por meio de swaps, mas hesitou em abrir completamente o mercado a estrangeiros. Os investidores têm aguardado ansiosamente por isso, especialmente após dois mercados menores, o Catar e os Emirados Árabes Unidos, terem sido promovidos a emergentes pela provedora de índices financeiros MSCI.

O regulador do mercado acionário da Arábia Saudita ainda deve finalizar os detalhes e anunciar o cronograma da mudança. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo