Venezuela e China assinarão diversos acordos

O presidente da China, Xi Jimping, anunciou um compromisso com o governo da Venezuela nos assuntos energético, tecnológico e financeiro. Em visita a Caracas, Xi disse que os acordos serão assinados nesta segunda-feira e incluem cooperação bilateral na produção agrícola e mineral.

“A nossa confiança política mútua segue se consolidando e decidimos elevar nossas relações à associação energética integral”, disse o presidente chinês, em uma curta declaração na sede do Executivo e transmitida pela televisão estatal.

Caracas é a terceira escala de Xi durante a viagem de nove dias pela região, que começou em 14 de julho no Brasil. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez a primeira visita oficial à China em setembro do ano passado, quando as autoridades dos dois governos assinaram 12 acordos.

Antes da reunião com Maduro, Xi colocou uma coroa de flores no sarcófago de Simón Bolívar, no Panteão Nacional, segundo informou a agência estatal AVN. Já Maduro ofereceu a Xi uma réplica da espada de Bolívar, que o libertador recebeu em 1825 após o triunfou nas batalhas de Junín e Ayacucho, acrescentou a nota. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo