BC da China apura acusação de lavagem de dinheiro

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) está apurando as acusações de lavagem de dinheiro no Bank of China, publicaram jornais chineses.

Segundo a agência estatal Xinhua, o PBoC não citou o Bank of China, mas anunciou na quinta-feira estar revisando os negócios envolvendo a utilização de yuan entre fronteiras.

No início da semana, a China Central Television acusou a instituição de operar um serviço que contorna os controles de capital sobre transferências de fundos entre fronteiras e lavagem de dinheiro.

O Bank of China afirmou que a reportagem da CCTV está factualmente incorreta e que há desentendimentos sobre como o negócio de transferência de dinheiro entre fronteiras funciona. A instituição declarou seguir as exigências regulatórias, incluindo as proibições à lavagem de dinheiro.

A acusação da CCTV foca em um programa do Bank of China lançado em 2011 sob o nome de Youhui Tong, que poderia ser traduzido de modo livre como “passe preferencial”. Segundo a reportagem, o banco utiliza esse programa para transferir quantidades ilimitadas de yuan para além da fronteira e então trocar esses fundos por moeda estrangeira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo