Bolso Inteligente

Inverno e reajuste à vista exigem cuidado com a conta de luz

Com o inverno chegando ao seu ápice no sul do país e a iminência de aumento de 24,8% na tarifa de energia da Copel, é preciso tomar algumas medidas para economizar e evitar sustos ao receber a conta de luz. Afinal, é nessa época do ano que o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente nas regiões mais frias, já que aparelhos como aquecedores e chuveiros elétricos ficam ligados por mais tempo.

Segundo a Copel, a média de consumo de energia de uma residência no Paraná é de 174 kWh por mês, levando em consideração todas as regiões do Estado. No entanto, nos meses de inverno, o consumo médio residencial aumenta nas regiões mais frias (Centro-Sul e Leste), por conta do uso de sistemas de aquecimento. Já nos meses de verão, o consumo médio residencial é mais alto nas regiões mais quentes do Paraná (Oeste, Noroeste e Norte), por conta do uso mais intenso de sistemas de refrigeração de ambientes.

De acordo com o engenheiro da área de utilização de energia da Copel, Ronoel Nehls, a relação potência versus tempo de uso é determinante para afetar no consumo médio de energia por parte do consumidor. “São os aparelhos com maior potência, como a geladeira, o ferro de passar e o chuveiro elétrico, que consomem mais energia e, nessa época do ano, por estar mais frio, esses equipamentos são utilizados por mais tempo. Aí que o consumo aumenta e a conta vem mais alta”, diz.

Segundo Nehls, tentar diminuir o tempo de uso desses aparelhos é o que vai fazer a diferença no valor da conta no final do mês. “Não tem jeito. Mas vale a pena seguir algumas dicas, como diminuir o termostato da geladeira durante o inverno, esquentar o ferro de passar apenas uma vez, durante as viagens desligar os aparelhos que contam com função stand by e utilizar os carregadores de telefones celular apenas durante o recarregamento”, conta. Nas lojas, quem procura por chuveiros e torneiras elétricas não quer saber se o aparelho vai consumir mais energia ou não. “Ninguém pergunta se o aparelho vai economizar energia ou não. Dificilmente algum cliente pergunta sobre isso. O pessoal quer que a água saia quente e só isso”, afirma Jorge Luiz do Nascimento, vendedor de uma loja especializada.

Simulador

Para auxiliar o consumidor no controle de gastos com energia elétrico em sua residência, a Copel tem em seu site um simulador que detalha o consumo de cada aparelho eletrônico (www.copel.com/hpcopel/simulador). Na ferramenta, o usuário seleciona o cômodo e adiciona os aparelhos que utiliza em cada um, incluindo suas características e tempo de uso. Com isso, é possível medir o quanto de energia cada aparelho consome e quanto esse consumo influi na conta.